Cachoeira de Missão Velha


Localizado a 3 km da cidade de Missão Velha, o geossítio abriga uma das paisagens mais exuberantes do Cariri, com quedas d’água de até 12 m, formadas pelo Rio Salgado. Considerado como a porta de entrada da colonização do Cariri, esse geossítio, como todos os outros, possui elementos históricos e culturais muito importantes. Próximo à cachoeira, encontra-se uma trilha que leva aos restos da casa de pedra do século XVII. Além disso, tal cenário já foi palco de encontros entre cangaceiros, no início do século XX.
Essa atração se altera com a época do ano, mas sem perder a importância. Após a quadra chuvosa oficial do estado , Fevereiro, Março, Abril e Maio, a água abundante se ausenta da paisagem, deixando expostos a caatinga e todo o aspecto geológico do local mais evidente. A rocha sedimentar desse geossítio possui aproximadamente 420 milhões de anos, época em que, a região foi invadida por águas de um mar raso.
O acesso a esse Geossítio é fácil e realizado basicamente por transporte próprio. Porém, devido a importância e beleza do mesmo, ele se destaca como uma das principais atrações do Cariri, portanto, não deixe de conhecê-lo. #VisitaObrigatória.