Quanto tempo uma barata consegue viver?

Já parou para pensar quanto tempo uma barata consegue viver? Descubra isso e mais curiosidades desse inseto asqueroso que vão te surpreender!

As baratas estão entre os bichos que mais causam medo no ser humano. Existentes há mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 espécies no mundo. Das cerca de 4.000 espécies conhecidas, só duas que vivem no Brasil são consideradas perigosas: a barata de cozinha (ou alemã) e a barata de esgoto (ou americana). O inseto pode transmitir doenças por meio de bactérias, fungos e vírus que ficam grudados em suas patas.
Quanto tempo uma barata consegue viver?
Super Interessante, leia + (...)

Algumas espécies de barata chegam a viver de 4 a 5 anos, um tempo de vida bastante longo para um inseto (moscas, por exemplo, vivem cerca de 15 dias).
Características e curiosidades da barata
O tamanho varia de três milímetros a 10 centímetros. Tem dois olhos simples (chamados ocelos), que detectam a luz, mas não formam imagens, fazendo com que enxergue pouco. Assim, as antenas são as principais ferramentas para que perceba o que existe a sua volta. Por meio delas, detecta vibrações, mudanças de temperatura e umidade. Elas possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores, informando a hora de correr. Além do mais, as baratas também não se afogam com facilidade – seu fôlego dura 40 minutos e a nojenta ainda pode suportar várias chineladas (a carcaça de quitina é superdura) e consegue regenerar patas arrancadas em poucos dias.
Para que serve uma barata? Qual a sua função?
Por incrível que pareça, a barata tem uma função muito importante: alimenta-se de restos de animais e faz reciclagem de matéria orgânica em decomposição. Por isso, é considerada a faxineira do planeta!
O que as baratas comem?
As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber água e até um mês sem comer.
Lugares que as baratas gostam de viver: onde encontrar as baratas?
A barata pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo, mas apenas 1% vive nas cidades, sendo considerada praga urbana. Gosta de lugares quentes e úmidos. É fácil achá-la sob pedras, folhas, além de esgotos, cozinhas e banheiros. Tem hábito noturno e costuma procurar alimentos e parceiros para acasalar neste período. Durante o período diurno permanecem escondidas. Quando as baratas urbanas aparecem durante o período diurno, está ocorrendo: uma alta densidade populacional (para cada barata encontrada, podem haver 1.000 escondidas) e/ou a falta de alimento e água.
Uma barata consegue sobreviver sem cabeça?

Sim. O cérebro da barata não fica só na cabeça, mas ao longo de seu corpo.  As baratas respiram por estruturas chamadas espiráculos, uma série de pequenos poros distribuídos ao longo do corpo que mantêm o entra-e-sai de ar numa boa. Além disso, a barata tem uma pressão sanguínea muito menor que a dos mamíferos. Por isso, quando ela é decapitada, não rola uma perda de sangue que comprometa sua sobrevivência. Todos esses fatores juntos podem fazer com que uma barata viva durante um mês decepada. Claro que, sem a cabeça, a barata não vai conseguir fazer grande coisa: ela vai perder os olhos, o cérebro e, principalmente, a boca. Por isso, a barata vai ter de se virar com o último alimento que mandou pra dentro – a comida pode dar energia por até 30 dias. Depois, a filha da mãe finalmente morre de fome.