4 atitudes em defesa do planeta

Aprenda a promover a mudança em sua comunidade, gerando uma cultura de preservação do meio ambiente.

A preocupação com o meio ambiente e com práticas sustentáveis já está inserida em todos os níveis da comunidade. Hoje em dia, não é mais possível pensar no futuro sem se considerar de que forma nós interferimos no meio em que vivemos.

Além de atividades pontuais, como o plantio de mudas ou a realização de trabalhos que promovem a conscientização ambiental, a escola deve se comprometer com o desenvolvimento de uma “cultura de preservação” do planeta, algo que acompanhará o aluno por toda a sua vida e se refletirá em sua comunidade.


Veja como fazer isso com quatro atitudes:
1. Observar – os alunos devem ser estimulados a observar o meio em que estão inseridos, as mudanças climáticas, alterações na vegetação, o impacto da urbanização, etc. Os professores de diversas disciplinas podem realizar atividades que exijam a exploração do espaço.
2. Pensar – a escola possui várias ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes em relação à natureza e à sociedade. Faça com que os jovens e crianças reflitam sobre o mundo em que vivem, sobre como era antes de nascerem e como querem que seja no futuro.
3. Agir – o aluno deve ser um agente transformador. De que forma a escola pode promover este movimento de intervenção no meio ambiente? Consumo responsável, reciclagem e reaproveitamento de materiais, respeito à vida em todas as formas são alguns dos temas que podem ser trabalhados e vivenciados no dia-a-dia.
4. Compartilhar – depois de promover atitudes de observação, reflexão e ação, é hora de multiplicar o aprendizado. Com uma nova consciência de seu papel no mundo, os alunos naturalmente compartilham ideias sustentáveis em casa, com seus amigos, colegas e familiares.