
Missão Velha é um municipio brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se a uma latitude 07º14'59" sul e a uma longitude 39º08'35" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 34.309 habitantes. Possui uma área de 533,95 km². Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri.
Missão Velha possui patrimônios naturais como a cachoeira de Missão Velha e pontos onde há uma grande concentração de fósseis. Por esses e outros motivos, Missão Velha faz parte do único Geopark da América Latina, criado pelo governo do estado do Ceará.
Segundo uma das versões, o Cariri cearense foi colonizado por emissários da Casa da Torre, um deles, João Correia Arnaud, chegou à região no início do Século XVIII, vindo da região de Inhambupé na Bahia e considerado descendente de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, um dos primeiros brancos a se fixarem no Brasil. Um jovem escravo fugido foi criado pelos índios cariris, um grupo refugiado do Planalto da Borborema pela penetração dos brancos, ao qual se agregaram quilombolas e outras tribos. Com a guerra entre estes cariris, que deram nome a região, e os guerreiros Cariús, aquele escravo, que sabia falar português, foi nomeado emissário. Em apoio aos cariris, João Correia Arnaud e outros vaqueiros foram enviados com homens, armas de fogo e títulos conseguidos pelos D’Ávila, iniciando a colonização do lugar, fundaram igrejas e estabeleceram as primeiras fazendas, sendo este ou seu homônimo o fundador desta cidade de Missão Velha.